5º Acampamento da Juventude do Fórum Social Mundial terá pela primeira vez um espaço de produção digital em software livre. Construído com paredes de barro e chão forrado de grama – princípios da chamada bioarquitetura para reduzir o impacto ambiental -, o Laboratório do Conhecimento Livre terá equipamentos multimídia conectados à internet para incentivar a produção de vídeos e programas de rádio. Os conteúdos produzidos serão copyleft, ou seja, poderão ser reproduzidos de forma gratuita.

continua após a publicidade

O laboratório está sendo organizado por diversos grupos autônomos ligados à comunicação, aos Pontos de Cultura (programa desenvolvido pelo Ministério da Cultura), à reciclagem de equipamentos eletrônicos e à imprensa alternativa, entre outros.

"A idéia era criar um espaço que não se resumisse à mídia alternativa, mas que conectasse o debate político, a questão do software livre, o debate sobre a propriedade intelectual, com a compreensão de que o conhecimento é um bem comum da humanidade", afirma Viliano Fassini, do Coletivo Grumos Artivismo Nômade, grupo envolvido na organização do laboratório.

Nas outras edições, os veículos da imprensa alternativa também utilizavam um espaço do acampamento para produzir notícias utilizando o código aberto e a livre reprodução. A novidade deste ano serão as oficinas que debaterão no mesmo espaço temas como: leitura crítica dos meios de comunicação e técnicas para reciclar computadores. As rádios comunitárias também receberão oficinas para aprender a transmitir sua programação pela internet. "De uma certa forma o laboratório também é um espaço de alternativas e soluções em conhecimento aberto, ou seja, que compartilha os saberes", completa Viliano.

continua após a publicidade