Esta semana foi assinado um convênio para a entrega de dez kits de viveiros florestais para a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná). O acordo foi feito entre o Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, o presidente do IAP, Rasca Rodrigues e o secretário da Agricultura e vice-governador Orlando Pessutti.
O objetivo é a produção de aproximadamente 90 mil mudas de espécies nativas em cada viveiro. Elas serão utilizadas na recuperação de áreas de preservação permanente, de acordo com as metas do Programa Estadual de Mata Ciliar. Cheida destaca a importância de manter as matas ciliares. Segundo ele, este tipo de vegetação evita a erosão do solo e melhora a quantidade e a qualidade das águas. A secretaria do Meio Ambiente já contabilizou o plantio de 18,5 mil árvores desde o início do Programa Estadual, que foi lançado em 2003.
O investimento na aquisição dos kits foi de 100 mil reais, que vieram do Fundo Estadual de Meio Ambiente (FEMA). Cada um tem uma "casa" de vegetação de 50m² com sistema de irrigação, área incubadora de mudas de 160 m² (rustificação), tubetes para a produção das mudas, cobertura de plástico (sombrite) e um sistema tubular de sustentação da estufa e sementes.
Uma das áreas que será favorecida através do convênio é o manancial do Rio Irai, em Curitiba.