Na sua estréia pela Ferrari, Kimi Raikkonen passou por cima dos rivais e conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1. O finlandês cravou o tempo de 1min26s072 quatro décimos mais rápido que o espanhol Fernando Alonso, que também vai disputar sua primeira prova pela nova equipe, a McLaren.

continua após a publicidade

Um problema na caixa de câmbio de sua Ferrari tirou Felipe Massa da luta pela pole. O brasileiro nem sequer conseguiu completar uma volta rápida durante a segunda parte do treino e teve de se contentar com a 16.ª colocação.

Massa já havia tido uma quebra na caixa de câmbio durante o terceiro treino livre, disputado horas antes da tomada de tempos oficial. Agora, ele provavelmente vai largar com pouca gasolina e terá que fazer uma prova de recuperação.

O dia também foi ruim para Rubens Barrichello, eliminado logo na primeira parte da sessão – levou sua Honda apenas ao 17.º lugar, atrás, inclusive do companheiro de equipe, o inglês Jenson Button, que vai largar em 14.º.

continua após a publicidade

Confirmando os bons da pré-temporada, a BMW colocou o alemão Nick Heidfeld em terceiro lugar e o polonês Robert Kubica em quinto, atrás do inglês Lewis Hamilton, da McLaren.

O Grande Prêmio da Austrália começa à meia-noite de sábado para domingo (horário de Brasília). Confira o grid de largada.

continua após a publicidade