Justiça venezuelana exige que RCTV saia do ar no dia 28

A Suprema Corte da Venezuela determinou que a estação de televisão Radio Caracas Televisión (RCTV), alinhada com a oposição, deverá sair do ar no dia 28 de maio. A Suprema Corte anunciou em seu website que aceitou o apelo contra o fechamento da RCTV, mas recusou seu pedido de "medidas de proteção." Isso significa que na próxima semana a RCTV será substituída por um canal que, segundo a administração do presidente Hugo Chávez, será de serviço público e contará, pelo menos na fase inicial, com financiamento do governo. Embora a decisão seja um revés para a RCTV, deixa claro que o tribunal ainda estuda o apelo

"A decisão é totalmente contraditória porque não impede, como deveria fazer, o fechamento da RCTV, afetando a mais de 200 jornalistas, 3.000 trabalhadores e a toda a sociedade venezuelana," disse a emissora em comunicado. O ministro das Telecomunicações, Jessé Chacón, disse em uma coletiva de imprensa que a decisão da Suprema Corte significa que "o canal precisa sair do ar às 23h59 do dia 27 de maio. Se não sair do ar estará operando na ilegalidade.

Centenas de partidários do governo vestindo vermelho – a cor do partido de Chávez – também aplaudiram a decisão durante uma marcha ao ministério da Informação, onde entregaram aos funcionários venezuelanos um documento que apóia a decisão de não renovar a licença da RCTV. A estação de televisão afirma que a decisão do governo é "ilegal.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo