O programa Justiça no Bairro retoma o atendimento gratuito para a comunidade neste sábado na Rua da Cidadania do Bairro Novo. Durante o primeiro semestre, o programa deu atendimento judicial gratuito para sete mil pessoas. O trabalho foi interrompido durante o período pré-eleitoral, e agora será retomado pelas equipes da Fundação de Ação Social (FAS) e pela juíza da 4ª Vara de Família de Curitiba, Joeci Camargo, com o apoio de estudantes de diversas faculdades de direito.

A Rua da Cidadania do Bairro Novo fica na rua Tijucas do Sul, 1700, no Sítio Cercado. Nas semanas seguintes, a equipe do projeto vai passar pelas Ruas da Cidadania do Boqueirão, Pinheirinho, Boa Vista e Santa Felicidade (veja o calendário abaixo). O atendimento acontece sempre aos sábados, das 8h às 17h.

Segundo a juíza Joeci Camargo, as duas grandes vantagens do projeto são a data e o local. “O pai e a mãe de família não pode perder o dia de serviço durante a semana, por isso o evento no sábado é tão importante”, explica a juíza. “Além disso, o trabalho é feito na casa do povo, na Rua da Cidadania, o que evita o deslocamento até a região central da cidade”, explica Joeci.

As estatísticas de atendimento comprovam o alto índice de sucesso do programa na resolução de casos ligados ao Direito de Família, como pedidos de pensão alimentícia e divórcio. Entre 1.453 casos atendidos, foram fechados 1.224 acordos. Isso significa que 84% dos casos foram resolvidos na hora.

Em apenas 16% dos casos o acordo não foi fechado, porque alguma pessoa envolvida não estava presente ou porque alguém esqueceu documentos. “A grande procura mostra que a população aderiu ao projeto e está melhor informada sobre seus direitos”, afirma a juíza.

Levar os documentos corretos pode garantir a solução rápida e gratuita dos processos. Para saber quais documentos são necessários em cada caso, basta procurar os núcleos regionais da Fundação de Ação Social (FAS) que ficam nas Ruas da Cidadania.

Mesmo sem a papelada, quem comparece ao evento vai receber toda orientação da equipe de assistentes sociais e dos estagiários de Direito, e poderá voltar para resolver o problema no mutirão seguinte. Quem estiver com todos os documentos na mão e preencher os requisitos legais sai com o acordo homologado na hora.

Confira o calendário do programa:

06/nov – Rua da Cidadania do Bairro Novo

13/nov – Rua da Cidadania do Carmo

20/nov – Rua da Cidadania do Pinheirinho (também serão atendidos moradores da regional Portão)

27/nov – Rua da Cidadania do Boa Vista (também serão atendidos moradores da regional Cajuru)

18/12 – Rua da Cidadania de Santa Felicidade

continua após a publicidade

continua após a publicidade