Brasília – O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares tem depoimento marcado para amanhã, a partir das 11 horas, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos. A audiência ocorrerá por conta da decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, que indeferiu o pedido de habeas corpus impetrado pelos advogados de Delúbio, que tentavam impedir o depoimento.
Os advogados pediam que o ex-tesoureiro não fosse obrigado a comparecer ao depoimento ou que lhe fosse garantido o direito de não responder sobre assuntos que fugissem ao objeto da CPI. Delúbio é um dos 40 denunciados pelo Ministério Público federal, em 11 de abril, por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, evasão ilegal de divisas, corrupção ativa e passiva e peculato.
No despacho, o ministro Marco Aurélio afirmou que não poderia, em decisão precária e monocrática, assegurar ao ex-dirigente petista o não comparecimento à CPI dos Bingos. O ministro afirmou que os cidadãos devem colaborar com as autoridades constituídas na elucidação dos fatos e que deve ser preservada a independência da CPI sobre o que deve ou não ser indagado do depoente.
De acordo com o ministro, não se pode presumir que há "violências a serem perpetradas pela comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos".
