A discussão sobre o fechamento do acesso à BR-277 pela Rua Vicente de Carvalho, no quilômetro 82, no bairro Jardim das Américas, em Curitiba, ainda vem causando preocupação para moradores da região. O Tribunal de Justiça negou recurso da concessionária Ecovia, no qual era pedido, com urgência, o fechamento do acesso por questões de segurança.
Para o desembargador Salvatore Astuti, não há riscos em manter a Rua Vicente de Carvalho aberta à BR-277. Segundo ele, o local é público, notório e existe há vários anos, portanto, não havendo necessidade de obstrução.
Astutti manteve a liminar do juiz Rosselini Carneiro, da 2.ª Vara da Fazenda Pública, que impedia a Ecovia de fechar o acesso sob pena de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.
De acordo com a Prefeitura de Curitiba, já foram feitas várias propostas de alternativas para redução de velocidade dos veículos que passam no local para 70 quilômetros por hora e, consequentemente, evitar o fechamento do acesso.
Dentre as propostas, estão a instalação de redutores gradativos de velocidade e o aumento da área de escape de 40 metros para 80 metros. No momento, a Prefeitura aguarda a disposição da Ecovia para que o assunto seja discutido.
Em nota, a Ecovia informou que o Tribunal de Justiça não negou o recurso proposto na última semana. De acordo com a administradora, o desembargador apenas não concedeu o imediato efeito suspensivo da liminar deferida pela 2.ª Vara da Fazenda Pública.
A concessionária diz ainda que a redução da velocidade no local, proposta pela Prefeitura, não diminui os riscos de acidentes no acesso e também não solucionaria a questão do acesso irregular.