Rio – A Justiça do Estado do Rio de Janeiro decidiu hoje (26) fixar para o próximo dia 5 a realização do leilão de venda dos ativos completos ou parciais da Varig. O anúncio, antes programado para segunda-feira (29), foi feito por Marcelo Gomes, diretor da consultoria norte-americana Alvarez&Marsal, contratada pelos credores para encaminhar o processo de reestruturação financeira da empresa aérea.
Gomes explicou que a decisão do juiz Luiz Roberto Ayoub, da 8ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, ajuda a acalmar os credores internacionais mas foi tomada, principalmente, porque a empresa "não obteve o empréstimo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e precisava agilizar o processo de venda".
Depois de confirmar que a Varig "está com uma situação de muito complicada", o diretor negou que a empresa precise buscar US$ 20 milhões até o dia 31, para fazer frente à cobrança das empresas de leasing (aluguel) na Justiça americana. Nesse dia, os advogados da Varig solicitarão em Nova York (EUA) que o juiz Robert Drain aguarde até o dia 5 de junho para saber quem é o novo acionista da empresa.
O juiz havia concedido liminar impedindo o arresto dos aviões da Varig, com validade o dia 31. O anúncio da data do leilão foi antecipado, segundo Marcelo Gomes, diante de especulações de que novas ações judiciais pediriam o arresto de aviões no exterior.