Brasília – O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região concedeu nesta sexta-feira (20) habeas corpus a todos os investigados pela tentativa de compra do dossiê contra políticos tucanos. Os documentos eram negociados entre o dono da Planam, Luiz Antonio Trevisan Vedoin, e pessoas ligadas ao Partido dos Trabalhadores ou à campanha de Luiz Inácio Lula da Silva.
São eles: o ex-secretário do Ministério do Trabalho responsável pelo capítulo de Trabalho e Emprego do programa de governo da campanha de reeleição de Lula, Osvaldo Martinez Bargas; o ex-diretor de Gestão de Risco do Banco do Brasil licenciado para trabalhar na campanha de Lula, Expedido Afonso Veloso, e o ex-chefe de Informações e Inteligência da campanha de Lula, Jorge Lorenzetti, haviam pedido a suspensão da ordem de prisão deles e demais investigados até a decisão final do julgamento de mérito.
Ao deferir a liminar, a Justiça entendeu que ?os acusados de participarem do chamado caso dos dossiês estão comparecendo a todas solicitações da Justiça e não estão trabalhando para obstar as investigações?, diz nota divulgada pelo TRF 1ª Região. ?Assim, não persistem as fundamentações legais para manutenção da prisão?, conclui a nota.