Rio – A Justiça do Rio de Janeiro adiou para segunda-feira (12) a decisão sobre a proposta única apresentada ontem (8), durante o leilão judicial da Varig, pela empresa NV Participações, representante dos trabalhadores da companhia aérea. Os investidores ofereceram R$ 1,010 bilhão pela Varig Operacional, envolvendo as rotas domésticas e internacionais da empresa.

continua após a publicidade

O juiz Luiz Roberto Ayoub, titular da 8ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, que preside o processo de recuperação judicial da Varig, intimou os representantes da NV a prestarem esclarecimentos sobre pontos que considerou ainda obscuros para a Justiça. O prazo para isso se esgotará às 14 horas de segunda-feira.

Sobre a possibilidade de os outros quatro investidores credenciados no leilão apresentarem novas propostas, inclusive associando-se em consórcio, se as questões não forem esclarecidas pela NV Participações, a assessoria de Ayoub informou que tal hipótese não está sendo levantada. Além disso, haveria necessidade de estudar a Lei de Recuperação de Empresas para ver o que ela determina nesse tipo de situação, esclareceu a assessoria.

O juiz Ayoub recebeu também hoje uma proposta da empresa de logística Multilong Corporation, sediada em São Paulo, uma das três companhias que se candidataram a financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para transferência à Varig, na forma de um empréstimo-ponte, visando à capitalização da companhia aérea até o leilão.

continua após a publicidade

As três propostas foram rejeitadas pelo BNDES porque não atenderam às exigências para a concessão do financiamento, entre as quais a apresentação de carta de fiança bancária e comprovação da capacidade de ter recursos próprios. O apoio financeiro do BNDES seria na forma de um financiamento no montante de até dois terços do valor do empréstimo-ponte. O valor total desse empréstimo-ponte deveria ser negociado entre os gestores da VARIG e os investidores interessados, limitado a US$ 250 milhões.

O presidente da Multilong Corporation, Michael Breslow, disse estar disposto a injetar U$ 800 milhões para aquisição da Varig Operacional. Segundo ele, a operação contaria com empréstimo total do BNDES. A assessoria do Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro revelou que a proposta foi encaminhada pelo juiz Ayoub ao administrador judicial da Varig, Luís Alberto Fiore. (Alana Gandra).

continua após a publicidade