O contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) com vencimento em janeiro de 2008, o mais negociado na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), fechou com taxa de 12,71% ao ano. Ontem, este mesmo contrato projetava taxa de 12,74% ao ano.
As taxas de juros fecharam em baixa apesar da reação negativa após a divulgação dos indicadores econômicos norte-americanos que provocaram mau humor nos mercados de Nova York.
Segundo analistas, o recuo das taxas hoje ainda seria um movimento de ajuste ao corte dos juros básicos do Brasil em meio ponto porcentual, para 13,25% ao ano.
A divulgação nesta sexta-feira (01) do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), referente à última semana de novembro, abaixo do esperado, também foi um argumento para a queda verificada no mercado de juros.
Os investidores esperam, a partir de agora, sinais mais firmes por parte do governo federal de que a política fiscal no novo governo Lula visará não apenas aumento das receitas, mas também ajustes que incentivem o setor produtivo.