Juros bancários caíram pouco este mês

São Paulo – Os juros bancários ao consumidor não sofreram grandes variações este mês, na comparação com fevereiro, de acordo com pesquisa realizada pela Fundação Procon de São Paulo. No empréstimo pessoal, a taxa média recuou apenas 0,02 ponto percentual em março em relação a fevereiro, ficando em 5,33%, o que representa 86,54% ao ano.

Dos dez bancos pesquisados – HSBC, Banespa, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal (CEF), Itaú, Santander, Nossa Caixa, Real e Unibanco, entre os dias 2 e 4 de março, apenas o Itaú elevou sua taxa no empréstimo pessoal de 5,57% para 5,67% ao mês. No cheque especial, também houve aumento, passando de 8,22% para 8,29%.

Segundo a pesquisa, no cheque especial, os juros médios ficaram em 8,04% ao mês (152,97% ao ano).O juro mais barato vem sendo cobrado pelo Banco do Brasil e pela Caixa, de 7,49% ao mês.

De acordo com o Procon-SP, a variação da taxa de empréstimo pessoal tem como base período de 12 meses, já que os bancos pesquisados trabalham com esse prazo. Os dados coletados referem-se a taxas máximas prefixadas para clientes não preferenciais. Para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo