O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje a política monetária adotada no Brasil ao afirmar que as taxas de juros não podem ser reduzidas ?através de um passe de mágica?, mas gradualmente, através do crescimento da confiança dos investidores e da sociedade na economia do País.
Durante um seminário realizado no Fórum Econômico Mundial nesta manhã, ele foi questionado sobre as elevadas taxas de juros reais no País. ?É verdade que todos nós gostaríamos que os juros fossem mais baixos do que são?, disse o presidente. ?Não há mágica em economia, mas sim seriedade, e os juros vão continuar caindo na medida que formos obtendo mais confiança no Brasil .? Segundo Lula, fortes expansões econômicas ocorridas no passado no Brasil foram acompanhadas pela escalada inflacionária, e isso não vai acontecer em seu governo.
Lula observou que a taxa Selic vem sendo cortada há um ano pelo Banco Central. ?E não é a Selic que norteia os financiamentos dos empresários, mas sim os créditos externos, do BNDES, do microcrédito e outros instrumentos?, afirmou o presidente.