Junta Comercial registra 16 mil novas empresas no Paraná

O Paraná criou 15.930 novas empresas industriais, comerciais, agropecuárias e de serviços nos primeiros cinco meses deste ano. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira pela Junta Comercial do Estado. De acordo com o levantamento, o número representou um crescimento de 15,21% em comparação com igual período de 2003.

Só em maio, foram registradas 3.754 novas empresas ou 12,46% a mais que no mesmo mês do ano passado. A maioria dos novos empreendimentos surgidos neste ano no Paraná – 7.009 ? é formada por empresas de constituição jurídica Ltda Houve também 5.116 investimentos empresariais.

Segundo o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Luís Mussi, os números refletem o bom resultado das duas últimas safras agrícolas, a força do agronegócio e o crescimento de novos segmentos econômicos no Estado, especialmente no âmbito das microempresas.

“Em 2002, o Paraná criou 35.626 empresas. Já em 2003, foram 36.363. A prosseguir esse ritmo, é possível que fechemos o ano com quase 40 mil novas empresas instaladas no Estado”, calcula o secretário, que lembra ainda que o Paraná vem se consolidando como um dos maiores exportadores do país.

Mussi também considera que o resultado está sendo proporcionado por programas como o que reduz o ICMS na comercialização de produtos dentro do Estado, o que isenta microempresas de impostos e o Bom Emprego, que atrai empreendimentos com a dilação de parte do pagamento de ICMS.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo