Juízes discutem o problema da violência no país e no mundo

O problema da violência no Brasil e no mundo será um dos principais temas de discussão do I Encontro Nacional de Juízes Estaduais. Juízes de todo o país estarão em Balneário Camboriú entre 28 e 30 deste mês para debater assuntos de interesse da magistratura nacional. Durante o evento, que tem o tema “O Judiciário e a Paz Social”, será divulgada a pesquisa Violência e Criminalidade no Brasil, encomendada pela Escola Nacional da Magistratura, entidade vinculada à Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Juízes da Colômbia, Espanha e Portugal também discutem o combate à criminalidade na América Latina e na União Européia.

A pesquisa sobre violência e criminalidade será divulgada às 9h30 de sexta-feira. O Centro de Estudos e Pesquisas em Administração (CEPA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) vai apresentar o resultado dos questionários enviados à todo o Brasil. A intenção é apresentar o diagnóstico feito pelos juízes sobre a criminalidade no Brasil e apresentar propostas concretas para ajudar a resolver o problema. Os questionários enviados continham 166 perguntas sobre o assunto, agrupadas nos blocos: sócio-econômico-culturais, relacionadas à administração pública, à polícia, ao sistema prisional e a questões legais e judiciais.

O combate à violência também volta à discussão no sábado, a partir das 9h30. As peculiaridades encontradas na União Européia, Colômbia e Brasil serão expostas por renomados magistrados, entre eles Rubens Jimenez Fernandez (Espanha), Horácio Correia Pinto (Portugal), Eduardo Cifuentes Muñoz (Colômbia) e Gilson Dipp (ministro do Superior Tribunal de Justiça brasileiro).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo