A juíza da 6ª Vara Federal Criminal do Rio, Ana Paula Vieira de Carvalho, decretou a prisão preventiva de quatro envolvidos na Operação Hurricane (Furacão) que cumpriam prisão temporária – os delegados federais Susie Pinheiro Dias Mattos e Carlos Pereira da Silva, o agente da PF Francisco Martins da Silva e o policial civil Marcos Antônio Bretas.
A magistrada considerou, ao conceder a prisão preventiva pedida pelo MPF, a necessidade de manter a ordem pública, e demonstrou a dureza com que deverá conduzir a ação, mas abriu prazo para que os acusados se defendam, antes de examinar a denúncia em relação a eles. Trata-se de exigência do Código de Processo Penal em relação a servidores.
A juíza acolheu a denúncia do Ministério Público Federal contra 20 acusados na operação e revelou, em seu despacho, que dois réus tentaram sacar R$ 1, 75 milhão no Brasil e outros dois têm contas bancárias no exterior. Essa constatação ajudou a reforçar a convicção da magistrada de que era necessário manter na prisão os 21 presos pela Polícia Federal. Também pesou em sua decisão a nacionalidade portuguesa de dois acusados, que, em sua opinião, lhes daria facilidade para deixar o País.