Um ano e três dias depois, o caso dos dólares na cueca continua sem solução. Pior: o desembargador federal Napoleão Nunes Maia, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF), com sede em Recife, concedeu liminares retirando do processo o deputado estadual cearense José Nobre Guimarães (PT) – irmão do ex-presidente nacional do PT, José Genoino -, quatro diretores e o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Roberto Smith.
Em 8 de julho do ano passado, o então assessor parlamentar de Nobre Guimarães, Adalberto Vieira, foi detido, no aeroporto de Congonhas (SP), tentando embarcar com R$ 209 mil numa bolsa de mão e mais US$ 100 mil escondidos na cueca. O procurador da República Márcio Torres, autor da ação de improbidade, relacionou o dinheiro ao pagamento de propina pela suposta facilitação de um empréstimo concedido pelo BNB ao Consórcio Sistema de Transmissão do Nordeste (STN), responsável pela construção de um "linhão" de energia entre as cidades de Teresina, Sobral e Fortaleza.
Também foram retiradas do processo as empresas Enphase Projeto de Investimento e Consultoria e Alusa, sócia majoritária do Consórcio STN. As decisões têm efeito suspensivo, ou seja, deixam de ser considerados réus na ação o deputado estadual, os diretores do BNB Cláudio Vasconcelos Frota, Francisco de Assis Germano de Arruda, Luiz Ethevaldo de Albuquerque Guimarães e Vitor Samuel Cavalcante da Ponte, o presidente do banco Roberto Smith e as empresas citadas.
O dinheiro continua apreendido. Vieira, que mora em Aracati, litoral leste cearense, aguarda o processo em liberdade. Até hoje, ele não deu uma explicação satisfatória com relação à origem do montante que conduzia. Em entrevistas, disse tê-lo recebido de um empresário cearense que mora em São Paulo, mas até agora não revelou quem. O deputado Nobre Guimarães foi alvo de uma CPI na Assembléia cearense, onde acabou sendo considerado inocente. Ele concorre à reeleição em outubro pelo PT. José Genoino, que foi obrigado a renunciar à presidência do PT no dia seguinte ao escândalo, disputa uma vaga de deputado federal por São Paulo.