O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, disse hoje que a atuação conjunta das secretarias da Receita Federal e da Receita da Previdência, criada no final do ano passado, "é uma intenção já manifestada pelo presidente Lula". O novo órgão, que será chamado de Secretaria da Receita Federal do Brasil, foi apresentado nesta quinta-feira pelo ministro da Previdência Social, Romero Jucá, como uma das ações para modernização da Previdência.

continua após a publicidade

"As duas secretarias, a recém criada Secretaria da Receita da Previdência e a Receita Federal, estão trabalhando nesse projeto, integrando os seus bancos de dados e seus mecanismos de atuação", revelou Palocci, que também participou do lançamento.

Palocci disse que a Secretaria da Receita Federal está à disposição de Romero Jucá para fazer a integração "na dinâmica e no calendário que o ministro desejar e achar mais adequado para consolidação desse projeto". Segundo o ministro da Fazenda, o trabalho já começou. "Esse trabalho passa por um período de integração de construção técnica e, finalmente, por um período de unificação".

O ministro Romero Jucá não confirmou se a Secretaria da Receita Federal do Brasil funcionará ainda neste ano, mas afirmou que esse é um modelo a ser perseguido. "O trabalho está sendo iniciado em conjunto. Além do cruzamento de cadastro, nós vamos atuar conjuntamente numa série de procedimentos e, ao longo do processo de confluência, nós chegaremos a esse modelo".

continua após a publicidade