Jovens saídos do Sistema Penitenciário começam curso

Com muita esperança, 130 jovens beneficiados com o Consórcio Social da Juventude iniciaram as aulas nessa segunda-feira (28). Os alunos são egressos ou parentes de ex-presos do Sistema Penitenciário do Paraná, que terão formação profissionalizante em operador de telemarketing, auxiliar de escritório e azulejista. O consórcio faz parte programa de capacitação profissional do Governo Federal ? Primeiro Emprego, em convênio com a Secretaria da Justiça e da Cidadania.

A ação é realizada pelo Patronato Penitenciário, responsável por programas de ressocialização de egressos. "Os participantes receberão bolsa-auxílio de R$ 150,00, lanche, vale-transporte e ainda prestarão 100 horas de serviços à comunidade, com uma forma de reconhecimento ao benefício concedido", explicou o secretário Aldo Parzianello.

Os alunos, de 16 a 24 anos, assistem às aulas na Universidade Federal do Paraná (UFPR), sede da Praça Santos Andrade. Para D. P. S., 17 anos, que pretende se formar em auxiliar de escritório, "o curso representa a chance de estar no mercado de trabalho com qualificação profissional". Ele é primo de outro rapaz, recém-saído do Sistema Penitenciário.

O presidente da Associação de Desenvolvimento Técnico e Administrativo para a Indústria e Serviços (Sodetec), Marconi Rodrigues da Cunha, que realizou a palestra inaugural aos participantes, explica que o programa nacional foi denominado como "Consórcio Social Oportunidade", em Curitiba. "O objetivo é promover a capacitação profissional a uma faixa etária esquecida pela sociedade", completou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo