Jovens estão consumindo mais bebidas alcoólicas, diz pesquisa

Dados estatísticos da última pesquisa oficial realizada pelo Centro Brasileiro de informações sobre drogas Psicotrópicas ? CEBRID ? apontam que 54,5% dos adolescentes de 12 a 17 anos, da região Sul, consomem bebida alcoólica. Desses, 4,5% já apresentam dependência, pois a oferta do álcool para essa faixa etária cresce diariamente, assim como a facilidade de compra de bebidas, pelo baixo preço e falta de fiscalização.

Esse e outros assuntos serão discutidos na palestra do próximo dia 15 (sexta-feira), às 9 h, no auditório da Secretaria da Justiça e da Cidadania, direcionada a jornalistas. O tema discutido será “A Prevenção do Uso Indevido de Drogas na Mídia”, com a participação do secretário Aldo Parzianello e a psicóloga Cleuza Canan, da Coordenadora Estadual Antidrogas (Cead), entre outros convidados.

O quadro com as estatísticas relativas aos usuários de drogas, principalmente o álcool, vem preocupando especialistas da área que buscam soluções para o problema. A coordenadora da Cead diz que o consumo da bebida alcoólica começa cada vez mais cedo. “Os jovens apresentam comportamentos diferenciados, mas os pais acreditam que são problemas causados pela idade e não prestam a devida atenção para o caso”, conclui Cleuza.

“O objetivo é analisar as conseqüências sociais, econômicas e de saúde, decorrentes do uso indevido de álcool no Estado do Paraná, e, assim, providenciar programas com a comunidade, para que este quadro não se agrave ainda mais”, completa. Para a concretização dessas ações, a Coordenadoria pretende apresentar propostas que diminuam a oferta do álcool, reprimindo o consumo abusivo e, com isso, reduzindo agressões, homicídios e acidentes de trânsito, além de problemas físicos e mentais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo