Os Jogos Pan-Americanos de 2007 serão um estímulo para todo brasileiro torcer e praticar esportes. No entanto, para cerca de mil jovens de 50 comunidades cariocas, o evento pode ter um significado ainda maior.
Nos próximos meses, eles vão passar por um curso de brigada socorrista para no ano que vem atuar como voluntários nos jogos, prestando atendimento em casos de emergência. Depois do evento, esses jovens devem aproveitar a experiência e a qualificação para conseguir uma vaga no mercado trabalho.
O curso de brigada socorrista faz parte das ações promovidas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, para garantir a segurança nos jogos e envolver a população de comunidades próximas aos locais de realização dos jogos.
?Pretendemos reduzir a criminalidade não só pela perspectiva de inserção no mercado de trabalho, mas também por toda a orientação, toda a educação que eles recebem nesses cursos?, explica a coordenadora do Centro de Controle Operacional de Programas Especiais de Segurança do Pan Rio 2007, Claudete Lemos.
Os participantes do curso, com idade entre 18 e 40 anos, foram escolhidos pelas lideranças comunitárias e vão receber transporte e alimentação. Durante três semanas, eles devem aprender noções de primeiros socorros e de combate a incêndio.
O trabalho de brigadista vem sendo muito requisitado em grandes empresas e shopping centers. No Rio de Janeiro, os salários para esta função estão entre R$ 500 e R$ 1 mil.
O curso também é um estímulo para aqueles que têm interesse na carreira de bombeiro profissional. É o caso de Rafael Cordeiro, 25 anos, morador da comunidade do Vidigal, Zona Sul do Rio. Ele conta que, além de aprender para auxiliar pessoas, quer fazer o próximo concurso para bombeiro.
?Eu quero fazer o curso para se houver uma situação dentro de casa, com um familiar ou amigo eu saber o que fazer para ajudar?, disse Rafael. ?Tendo vaga no mercado de trabalho, melhor ainda. Eu tenho muito interesse em entrar para o Corpo de Bombeiros.?
As três primeiras turmas, com 25 alunos cada, começam as aulas do Curso de Brigada Socorrista na próxima segunda-feira (4). A estimativa da Senasp é que até junho do ano que vem, ao todo, mil jovens tenham participado do curso. Quatorze ações compõem o plano de segurança do Pan, entre medidas preventivas e de controle.
A secretaria trabalha primeiro nas ações de prevenção, como o curso dos brigadistas e o de Guias Cívicos, que teve início no mês de julho destinado à formação de outros 10,5 mil jovens. No total, cerca de 30 mil pessoas serão beneficiadas pelas ações preventivas de cunho social ligadas ao plano de segurança do Pan.