Jovens agricultores recebem treinamento para usar recursos do Pronaf

São Paulo – Cerca de 600 jovens assentados na região do Médio São Francisco, em Pernambuco, participam de um treinamento para aprender a usar os recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Os cursos começaram nesta terça-feira (31) nos assentamentos de Safra, Catalunha e Vitória, e terminam dia 16 de novembro. Participam do treinamento apenas os filhos de agricultores assentados, que tenham entre 16 e 25 anos de idade.

Segundo o técnico de crédito rural do Pronaf do Ministério do Desenvolvimento Agrário, José Seldkircher, o objetivo é garantir que o dinheiro liberado pelo programa eja usado de forma adequada.

?Deve se ter toda a segurança para que esse financiamento traga aumento de renda para o jovem e a família, e não que se transforme em uma dívida?.

No final do curso, os jovens farão um projeto de produção que envolve desde a escolha do que será plantado até a comercialização do produto. Cada projeto, depois de aprovado pelo Banco do Nordeste, receberá um financiamento de R$ 6 mil.

Os jovens agricultores terão um prazo de 10 anos para o pagamento do empréstimo com carência de até cinco anos. Os juros do financiamento são de 1% ao ano, sem garantias adicionais.

Em dezembro, estão previstos cursos semelhantes para jovens dos assentamentos de Aquários, Brilhantes, Buqueirão e Nossa Senhora da Conceição, localizados no município de Santa Maria da Boa Vista, também em Pernambuco.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo