São Paulo – Cerca de 600 jovens assentados na região do Médio São Francisco, em Pernambuco, participam de um treinamento para aprender a usar os recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Os cursos começaram nesta terça-feira (31) nos assentamentos de Safra, Catalunha e Vitória, e terminam dia 16 de novembro. Participam do treinamento apenas os filhos de agricultores assentados, que tenham entre 16 e 25 anos de idade.
Segundo o técnico de crédito rural do Pronaf do Ministério do Desenvolvimento Agrário, José Seldkircher, o objetivo é garantir que o dinheiro liberado pelo programa eja usado de forma adequada.
?Deve se ter toda a segurança para que esse financiamento traga aumento de renda para o jovem e a família, e não que se transforme em uma dívida?.
No final do curso, os jovens farão um projeto de produção que envolve desde a escolha do que será plantado até a comercialização do produto. Cada projeto, depois de aprovado pelo Banco do Nordeste, receberá um financiamento de R$ 6 mil.
Os jovens agricultores terão um prazo de 10 anos para o pagamento do empréstimo com carência de até cinco anos. Os juros do financiamento são de 1% ao ano, sem garantias adicionais.
Em dezembro, estão previstos cursos semelhantes para jovens dos assentamentos de Aquários, Brilhantes, Buqueirão e Nossa Senhora da Conceição, localizados no município de Santa Maria da Boa Vista, também em Pernambuco.