O candidato do PSDB ao governo de São Paulo, José Serra, ironizou a declaração do presidente e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva, que na quinta-feira afirmou que somente "fatores extraterrestres" o impediriam de cumprir sua promessas de governo e de campanha. ?Dá a impressão de que o presidente está em órbita, disse, em campanha na cidade de Itu. "É a primeira vez que vejo um ?fator extraterrestre? na política brasileira. É mais uma originalidade entre as outras do Lula.
Ele recuou e disse que poderá manter no seu governo, se eleito, parte da atual equipe. A maior especulação é em relação ao futuro do secretário da Segurança Pública, Saulo de Abreu, devido à crise que assolou o Estado nos últimos meses. ?Vai haver uma mudança natural, mas é possível que algumas pessoas que estejam ocupando um cargo possam ficar ou ocupar outros se eu vencer?, afirmou. Na quinta-feira, o candidato disse que deveria mudar toda a equipe de governo que trabalhou para o ex-governador Geraldo Alckmin.
Serra se recusou a adiantar qualquer avaliação sobre o titular da Segurança e repetiu o discurso dos últimos dias. ?Não quero personalizar esta discussão. Só quero dizer que o Saulo fez um trabalho positivo. Mas não vamos falar disso porque preciso ainda vencer a eleição.
Ele admitiu, no entanto, que Saulo, que já disse que vai deixar o cargo depois das eleições, tem participado da elaboração do plano de governo para a segurança. ?Ele foi ouvido várias vezes, e tem sido ouvido.