Festival de Curitiba

José Maria Santos: o arteiro do Paraná

A exposição itinerante “Viva Zé!”, que desde 2013 está em cartaz nos teatros de Curitiba, foi idealizada a partir das festividades aos 80 anos de nascimento do ator, além da comemoração pelos 15 anos da reinauguração do teatro e também aos 40 anos da fundação de teatro amador TECEFET, a qual Santos participou. A iniciativa está sendo apresentada na galeria do Sesc Água Verde, entre os dias 05 de março e 30 de abril e faz parte do Festival de Teatro de Curitiba.

A mostra conta, por meio de 63 painéis de fotos e documentos, a vida do ator, bem como sua carreira no teatro amador e profissional, cinema e televisão. Além dos painéis, na próxima quinta-feira (02) será exibido um documentário abordando a vida do ator e diretor paranaense.

Conhecido pelas multifaces e um excelente humor, o ator, produtor, diretor e professor José Maria Santos nasceu em dezembro de 1933, na cidade de Guarapuava. Ele atuou no teatro, cinema e também foi diretor de diversas peças paranaenses. Santos morreu aos 56 anos, em janeiro de 1990.

O teatro Classe, situado na Rua 13 de Maio, palco de peças feitas e estreladas por “Zé”, foi depois de muita campanha e insistência por parte dos atores e diretores da cidade, renomeado para Teatro José Maria Santos. A reinauguração foi feita em 27 de junho de 1998, oito anos após sua morte.

O jornalista e ator Ulisses Iarochinski, curador da exposição e diretor do documentário “José Maria Santos: o arteiro do Paraná”, que conta a trajetória de Santos até a nomeação do teatro Classe para teatro José Maria Santos, confirma a importância do ator para o cenário cultural paranaense e também justifica a escolha de Santos como homenageado.

“Ele foi o primeiro ator do Paraná, que sem sair do Paraná – porque a maioria vai para o Rio de Janeiro trabalhar na Globo – que foi premiado nacionalmente”. O filme premiado é “Aleluia Gretchen”, produção brasileira com mais prêmios no exterior. Iarochinski foi colega, aluno e, declaradamente, admirador do trabalho de José Maria dos Santos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna