Em mais uma etapa da peregrinação que faz pelo País na busca por aliados na luta pela manutenção do mandato de deputado, o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu (PT-SP) esteve ontem em Olinda (PE), na região metropolitana do Recife. Ao lado dos prefeitos do Recife, João Paulo (PT-PE), de Olinda, Luciana Santos (PC do B-PE), do ex-ministro da Saúde Humberto Costa, além de parlamentares das bancadas estadual e federal do PT pernambucano, Dirceu foi recebido com festa por militantes e populares.
Bem-humorado, o petista distribuiu abraços e acenos. O evento foi promovido pelo diretório municipal petista de Olinda.
Disposto a polemizar com os oposicionistas, o parlamentar voltou a fazer críticas ácidas sobre a atuação das CPIs em andamento no Congresso. "O que está acontecendo é muito perigoso. A oposição, pelo simples fato de ter maioria nas CPIs mudou o foco das investigações para desestabilizar o governo do presidente Lula. E mais: eles inventaram um novo código no Brasil e violaram o direito de defesa", afirmou Dirceu para em seguida completar: "Essa é uma de minhas grandes preocupações. Hoje, estão violando os meus direitos. Mas amanhã, pode ser o de qualquer outro cidadão. Pode ser o da imprensa, por exemplo. Eles podem eleger um presidente com maioria na Câmara, instalar uma CPI e sair por ai cassando prefeitos, deputados e quem mais lhes convier", comentou.
O petista cobrou "coerência" do PFL e PSDB. "A CPI dos Bingos investiga tudo, menos os bingos e as denúncias contra o PFL e o PSDB. Além disso, quando as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) servem ao seu propósito, eles fazem festa. Quando não, acusam o Judiciário de intervenção no Legislativo. O povo brasileiro está vendo isso e, em 2006, vai fazer o julgamento que tem que ser feito", disparou.
Dirceu disse ainda que "desejava um julgamento justo ao senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG)". "Não quero que ele passe pelo que estou passando. Quero que ele seja julgado pela Justiça. É o que eu defendo para mim e para todos. Se a Justiça o condenar, ele perderá seus direitos políticos. Mas não quero que ele tenha um julgamento político porque não existe crime político no Brasil", sentenciou. Amanhã (28), Dirceu participa de mais um ato de desagravo. Desta vez, o evento acontece em João Pessoa.
