José Dirceu: arquivos da ditadura devem ser revelados à população

O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, afirmou hoje que os arquivos sobre a ditadura militar devem ser revelados à população brasileira. "Eu tenho dito ao presidente Lula que é um erro grave não contar toda a verdade ao país imediatamente", disse o ministro, ao fazer um balanço sobre o ano de 2004, no Palácio do Planalto.

Segundo o ministro, o "governo não tem por que esconder a verdade do país". De acordo com José Dirceu, a queima de documentos que tratam do regime militar será punida com rigor, já que se trata de crime. O ministro afirmou que poucos documentos vão permanecer sigilosos.

Ele reconheceu que alguns arquivos podem estar nas mãos de particulares. "É evidente que muito desses documentos estão de posse de oficiais da reserva, de ex-ministros. Isso vai surgir. Sabemos que existem também setores inconformados, que criam incidentes, que querem tumultuar o ambiente democrático do país. Nós temos que evitar isso", disse Dirceu.

O ministro ressaltou que o governo está disposto a revelar, a abrir os arquivos. "Não temos nada a esconder. Não há revanchismo".

Durante o balanço, Dirceu voltou a dizer que reeleição não está na pauta do governo em 2005, conforme determinação do presidente Lula. "Nós vamos trabalhar, governar, e estamos aqui para isso. Ganhamos pouco, mas recebemos em dia. O povo nos paga para trabalhar", destacou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo