Maceió (AE) – O vice-presidente e ministro da Defesa José Alencar, disse, hoje pela manhã, em Maceió, que o "Brasil fez um pacto com o diabo" ao adotar uma política de juros altos que inibe o crescimento da sua economia e agrava os problemas sociais. Alencar voltou a criticar o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, ao participar das comemorações ao 116 anos da Proclamação da República, inaugurando um monumento aos heróis republicanos de Alagoas, os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
Além de Alencar, que representou e fez um discurso em nome do presidente Luis Inácio Lula da Silva, a solenidade de inauguração do Memorial à República contou com a participação de cinco governadores de Estado, do presidente do Senado, Renan Calheiros, do presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB/SP), do comandante do Exército no Nordeste, general Eron Carlos Marques; e do embaixador do Brasil em Portugal, Paes de Andrade, entre outras autoridades.
O governador Ronaldo Lessa (PDT) disse que a partir de agora as comemorações da República terão sempre Alagoas como principal palco. "Se no 21 de abril, as atenções da pátria se voltam para Minas Gerais, em homenagem a Tiradentes; no 15 de novembro, as atenções se voltarão para Alagoas, em homenagem aos proclamadores da República, os marechais alagoanos Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto", afirmou.
O memorial fica na praia da Avenida, foi construído com recursos do Estado em seis meses, tem 2.500 metros quadrados de área e custou R$ 1,5 milhão,. A solenidade de inauguração, que reuniu cerca de 4 mil pessoas, contou com desfile militar e teve como atração a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Houve ainda a entrega da Medalha do Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca e um show de pagode com o grupo Exaltasamba.