Jornal revela que Coréia do Norte exibiu novo míssil

A Coréia do Norte exibiu um novo míssil de médio alcance, capaz de atingir o território de Guam, pertencente aos Estados Unidos, durante uma grande parada militar realizada na última semana, informou neste sábado (28) a imprensa sul-coreana.

O desfile, realizado na capital, Pyongyang, apresentou três novos modelos, incluindo o míssil de médio alcance capaz de percorrer entre 2.500 e 4.000 quilômetros, informou o diário Chosun Ilbo. A reportagem cita como fonte um funcionário do governo sul-coreano que estaria familiarizado com uma análise de fotografias feitas por satélite, mas pediu para não ser identificado. "Todos os três (novos) modelos são mísseis terra-terra", teria dito o funcionário. "Um deles, um míssil balístico de médio alcance, é notável, já que tem Guam dentro de seu alcance".

A tecnologia de mísseis norte-coreana é uma fonte constante de preocupações na região, juntamente com o desenvolvimento de armas nucleares por Pyongyang. O regime norte-coreano testou diversos mísseis em julho de 2006, inclusive o mais recente modelo de longo alcance, conhecido como Taepodong-2 e que, segundo analistas, poderia alcançar partes dos EUA.

A Coréia do Norte surpreendeu o mundo em outubro do ano passado, ao realizar seu primeiro teste nuclear. Especialistas acreditam, no entanto, que o país não tenha tecnologia para criar uma bomba atômica que possa ser transportada por um míssil.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo