O jornal espanhol As, de Madri, questionou de forma irônica o cartão amarelo recebido por Ronaldinho Gaúcho no segundo tempo do jogo de quinta-feira, contra o Atlético de Madrid, dando a entender que o brasileiro teria forçado a punição para ganhar mais alguns dias de folga nas festas de fim do ano.

continua após a publicidade

O Barcelona volta a jogar no dia 7 de janeiro, contra o Getafe, e os jogadores voltam a treinar no dia 3, mas Ronaldinho está suspenso dessa partida por ter levado o quinto amarelo, critério usado no Campeonato Espanhol. Segundo o As, "torcedores e membros da equipe estranham o excessivo fervor do brasileiro em suas reclamações".

"A suspensão permitirá a Ronaldinho ficar uns dias a mais no Brasil, onde passará os feriados", prossegue o jornal, sem citar fontes. Outro jogador suspenso é Deco, que reclamou dos critérios adotados pelo árbitro Luis Medina Cantalejo. "A cada dia os árbitros mudam de critério", disparou o luso-brasileiro, que reclamava da cera feita pelos jogadores do Atlético com o empate por 1 a 1.

Outra ausência certa para o Barcelona é o zagueiro francês Thuram, que, depois de reclamar da falta de chances como titular sofreu uma lesão muscular durante a partida e pode ficar cerca de um mês e meio parado. Como consolo, o Barcelona anunciou hoje que o atacante camaronês Samuel Eto´o, afastado por causa de uma cirurgia no joelho, voltará a treinar em meados de janeiro, cerca de dois meses antes do prazo esperado.

continua após a publicidade

A esperança é que o africano possa estar apto para defender o Barcelona contra o Liverpool, nas oitavas-de-final da Liga dos Campeões, que serão disputadas nos dias 21 de fevereiro e 6 de março.