Jornais argentinos destacam ausência de Lula em debate

Os jornais econômicos argentinos destacaram hoje as eleições brasileiras e deram ênfase à ausência do presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva ao debate realizado ontem à noite. Com uma foto do presidente e candidato Lula e eleitores no centro de sua capa, o La Nación traz a seguinte manchete: "Confiante, Lula encerrou campanha sem debater".

O periódico destacou a ausência do presidente no evento de ontem descrevendo a estratégia do candidato para não enfrentar seus rivais no debate, que "parecia arriscadíssimo". "Um candidato com 53% dos votos válidos não se arrisca a ir a um debate em que uma simples frase fora de lugar lhe faria perder a possibilidade de vencer em primeiro turno; muito menos com os demais candidatos enumerando uma catarata de denúncias de corrupção contra o governo e o Partido dos Trabalhadores (PT), a maioria delas de difícil explicação.

O Clarín deu destaque também para a falta de Lula. Afirma que, "como ocorreu no México há três meses, agora também a oposição no Brasil pretende impugnar um resultado eleitoral pela via legal". Com o cuidado de observar que "os cenários são diferentes", o jornal afirma que a "intenção é a mesma". "No México, a centro-esquerda de Andrés Lopez Obrador perdeu 0,56% dos votos e denunciou uma fraude. No Brasil, por outro lado, Lula da Silva ganharia por mais de 15 pontos do candidato da direita. Mas o que importa, no entanto, é o sinal político que se dá: vale tudo para conseguir o poder, inclusive quando as urnas ordenaram o contrário".

A cobertura mais ampla foi do Ámbito Financiero, com seis reportagens, nas quais qualificam Geraldo Alckmin como "economista eficiente" e citam o "fervor popular e carisma" de Lula. O El Cronista ampliou sua cobertura para duas páginas, com uma chamada em sua capa: "Lula é o favorito na eleição em Brasil". Além de reproduzir material de agências e jornais, Cronista publicou um texto próprio sobre a preferência dos empresários pelo candidato Alckmin.

O Infobae buscou diferenciar-se com uma reportagem sobre os fundos argentinos que voltaram a investir no Brasil, principalmente às vésperas das eleições, quando os resultados das pesquisas garantem a vitória de Lula no primeiro turno. Infobae também publica texto sobre "os pontos que Lula perdeu nas pesquisas, mas mesmo assim estas lhe garantem triunfo sem segundo turno".

O Página 12 publicou duas páginas sobre a eleição no Brasil. Em uma, o destaque é para "Heloisa Helena, a pedra na bota do presidente"; em outra, a reportagem principal é sobre o fechamento da campanha de Lula "em casa", além da cadeira vazia no cenário do debate.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo