Os 102 mil alunos que freqüentam o ensino fundamental nas escolas municipais de Curitiba poderão se inscrever, a partir desta segunda-feira (19), para a 1ª Jornada de Resolução de Problemas de Matemática da Rede Municipal de Educação. A inscrição deve ser feita pela internet, no portal www.aprendercuritiba.org.br, até o dia 10 de julho.

continua após a publicidade

O desafio servirá para que a Secretaria Municipal de Educação avalie o desempenho dos alunos e, a partir daí, elabore novas políticas públicas de educação. Dividida em duas fases, a jornada premiará com medalhas alunos e seus professores, considerando o nível de aprendizagem.

A primeira fase será no dia 7 de agosto, nas escolas. Os concorrentes receberão cadernos de provas e responderão a questões de múltipla escolha. Os três melhores colocados por nível de cada escola (série ou ciclo) serão classificados para a segunda fase, que acontecerá nos dias 16 (para alunos dos ciclos 2, 3 e 4) e 30 de setembro (para o ciclo 1).

Na segunda etapa, a metodologia será de resolução de problemas, com aplicação de provas discursivas. O resultado geral da competição será divulgado a partir de 30 de outubro, no portal da educação.

continua após a publicidade

Segundo a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet, com a jornada a Prefeitura de Curitiba avança na implementação das diretrizes curriculares da educação, elaborada a partir da participação da comunidade escolar. "A habilidade na resolução dos problemas é um dos objetivos mais importantes no ensino da matemática; por isso, a necessidade de difundir a prática na rede municipal de educação", diz.

O desempenho dos alunos na jornada servirá para que a Secretaria Municipal da Educação avalie o desenvolvimento das habilidades dos alunos em relação à disciplina, identifique defasagens, estabeleça níveis de capacitação para os professores e elabore novas políticas de ensino.

continua após a publicidade