Começam nesta sexta-feira, fases regionais dos 19º Jogos da Juventude do Paraná em seis cidades, Palmas, Rolândia, Prudentópolis, União da Vitória, Palotina e Umuarama. Outras duas regionais, Paranavaí e Ivaiporã, têm seus jogos de 12 a 20 de agosto. A competição irá movimentar aproximadamente 12 mil atletas, de 747 equipes, de 243 municípios que estarão buscando vaga para a fase final dos Jogos, em Toledo, de 23 de setembro a 1º de outubro.
O Paraná já é referência no ranking dos que oferecem o maior número de atletas para competir fora do país. ?Prováveis representantes da delegação brasileira que estarão nos Jogos Pan Americanos no Rio de Janeiro em 2007, e nas Olimpíadas em Pequim, na China em 2008, passarão pelos Jogos da Juventude, nesse e nos anos subseqüentes?, afirmou o secretário da Educação, Mauricio Requião.
Serão cinco modalidades em disputa nas fases regionais, basquete, futebol, futsal, handebol e voleibol. Somente o futebol que será disputado apenas no masculino as outras modalidades terão as disputas no feminino e masculino.
?Como os Jogos Colegiais, esta competição também é um excelente momento para a cidadania, onde alunos/atletas aprendem a respeitar as principais diferenças entre cores, credos, classes sociais e muitos outros benefícios?, destaca Ricardo Gomyde, presidente da Paraná Esporte.
A realização dos Jogos Colegiais já alcançou seus objetivos com o sucesso absoluto em sua fase final em Curitiba, agora as atenções se dirigem para os Jogos da Juventude e Jogos Abertos do Paraná.
?Desejo boa sorte aos atletas e aproveito para parabenizar os dirigentes municipais pela garra e dedicação com que montam suas equipes, e as prefeituras dos vários municípios sedes que de forma competente se preparam para organizar a competição?, concluiu Gomyde.
Na fase final em Toledo, além destas cinco modalidades também serão disputadas outras 10 modalidades, atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karate, natação, tênis, tênis de mesa, voleibol de praia e xadrez.