Os jogadores de futebol Vinícius e Keirrison, do Coritiba, e Neguette, do Paraná Clube, estão entre os atletas que participarão do Dia de Mobilização Contra a Aids, neste sábado (8). Eles estarão às 10h30 na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, no bairro Rebouças – local escolhido para fazer o lançamento nacional da testagem rápida do vírus da aids – para fazer o exame de sangue.

continua após a publicidade

"Também estamos esperando os ídolos do Atlético, que devem confirmar presença. Estamos preparados para receber até 8 mil pessoas nesse dia", informa o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci.

Além de ficar pronto em menos de meia hora, o exame é grátis, sigiloso e indolor. Com uma nova técnica autorizada pelo Ministério da Saúde em 26 unidades de atendimento preparadas para a campanha, o teste será feito com uma gota de sangue extraída de um dedos com a ajuda de uma lanceta descartável.

Depois de coletado, o sangue será colocado para reagir, simultaneamente, em dois aparelhos também descartáveis. Um dos aparelhos foi desenvolvido pelo Instituto Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz, e o outro, pelo Núcleo de Doenças Infecciosas da Universidade Federal do Espírito Santo. As amostras que derem resultado positivo em pelo menos um desses dois testes serão submetidas a exame confirmatório, desenvolvido pelo laboratório Abott.

continua após a publicidade