Os 54.º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop´s) chegam à fase macro-regional, que será disputada de 1.º a 3 de junho, em 8 sedes, com a participação de 9 mil alunos em 5 modalidades coletivas (basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei), divididos por faixas etárias e sexos. Metade dos atletas se classifica para a fase final, em Curitiba, de 7 a 15 de julho, quando participam também os classificados nas modalidades individuais disputadas na fase regional (atletismo, tênis de mesa e xadrez) e os atletas que só entram na final (natação, ginástica rítmica e judô).
Nas quatro fases dos Jogos Colegiais do Paraná (municipal, regional, macro e final), participam aproximadamente 400 mil alunos, começando com as disputas internas nos colégios para a formação das equipes. ?É a maior competição no País?, assegura o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.
Depois de montar suas equipes, os colégios se enfrentaram nos municípios para definir os participantes da fase regional, disputada nas modalidades coletivas e também no atletismo, tênis de mesa e xadrez. Nessa fase, disputada em três semanas no mês de maio, os municípios integrantes de cada Núcleo de Educação se enfrentaram e os campeões se classificaram para a fase macro-regional.
Em cada macro-regional estarão reunidos os vencedores de quatro dos 32 Núcleos Regionais de Educação. Nas oito sedes da macro participam o mesmo número de equipes, ou seja, quatro por modalidade ? duas do feminino, classes ?A? (12 a 14 anos) e ?B? (15 a 17 anos) e duas do masculino, classes ?A? e ?B?.
Na fase macro serão formados grupos de quatro componentes cada um e em três rodadas serão conhecidos os campeões e vice-campeões que vão para a fase final. Haverá jogos na sexta-feira (1), sábado (2) e domingo (3). Na quinta-feira (31/5), às 16 horas, nas oito cidades-sedes serão realizadas as reuniões técnicas para a elaboração da tabela dos jogos, por sorteio.
As delegações dos colégios chegaram nesta quinta-feira (31) aos locais de competições, mas não haverá cerimônias de aberturas. Estarão brigando por vagas na final, além dos alunos do ensino regular, também os atletas com necessidades educacionais especiais. O objetivo da fase macro-regional, que não foi realizada no ano passado e voltou este ano, foi evitar que equipes classificadas automaticamente na fase regional (sem concorrente) passassem direto para a final. ?Funciona como um filtro para melhorar o nível técnico da competição em sua fase final?, explica Detlev Surkamp, coordenador geral dos Jocop´s.