João Paulo diz que voltou de Roma “abençoado” para campanha

 O presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT-SP), disse hoje que voltou da Itália "abençoado" para se empenhar na campanha do candidato oficial do PT à presidência da Casa, Luiz Eduardo Greenhalgh (SP). João Paulo foi recebido na semana passada pelo Papa João Paulo II no Vaticano. O parlamentar chegou a Brasília sexta-feira e participou, no fim de semana, da campanha de Greenhalgh em Florianópolis e Curitiba,

"Estou ajudando a montar a campanha nesta semana e nas próximas", informou João Paulo. Ele afirmou que, mesmo com cinco candidatos disputando a presidência da Câmara, é possível concluir a eleição ainda no primeiro turno. "É possível, mas claro que vai depender da evolução até o dia 14, mas é possível", afirmou.

João Paulo disse que não pretende conversar com Virgílio Guimarães (PT-MG), que lançou candidatura avulsa, como opositor de Greenhalgh, na mesma legenda partidária. "Não vou conversar neste sentido. Ele (Virgílio) faz a campanha dele, o Luiz Eduardo faz a dele, e eu apoio a do Luiz Eduardo", ressaltou.

Na eleição para presidência da Câmara, prevista para 14 de fevereiro, a votação é secreta. Para ser eleito no primeiro turno, o candidato precisa obter 257 votos dos 513 deputados. Segundo João Paulo, somente um acordo poderá permitir mudança regimental para que a votação não seja secreta. "É uma norma regimental. Não creio que haja condições regimentais para fazer. Agora, é claro que, se houver acordo entre os líderes e os candidatos, se todos quiserem a votação, eu sou o primeiro a estimular isso", acrescentou o deputado.

João Paulo ressaltou que não vale para estas eleições a formação do bloco parlamentar que vai reunir o PSB, o PCdoB, o PPS, o PDT e o PV. Ele disse que ainda está sendo avaliado se será possível incluir a formação do bloco para escolha dos parlamentares das comissões técnicas permanentes. Confirmada a formação do bloco, ele será a terceira maior bancada da Câmara.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo