O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, anunciou nesta quinta-feira (22) a abertura de licitação no valor de R$ 2,42 milhões para execução das obras da via de acesso ao Jardim Botânico de Londrina. O edital foi publicado pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), que será responsável pela execução das obras.
?Há um mês começamos as ações de limpeza e terraplenagem e agora, com a abertura do processo licitatório, inauguramos a fase de execução de obras?, destacou Cheida. Segundo o secretário, a implantação das vias de acesso está prevista para o próximo mês de fevereiro.
A primeira etapa das obras prevê a construção de uma ciclovia, duas calçadas laterais e seis pistas de rolamento, além do canteiro central de quatro metros ? totalizando 1,83 mil metros de extensão.
O trecho compreendido se estende do quilômetro 72 da rodovia Celso Garcia Cid (PR 445) à entrada do parque, dando continuidade à avenida Harry Prochet ? no bairro Vivendas do Arvoredo.
A área do Jardim Botânico, localizada na região Sul de Londrina, foi doada pela Associação Brasileira de Educação e Cultura (Abec) e pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). A Abec doou cerca de 10 alqueires, que eram utilizados pelo Colégio Marista, do qual a Associação é mantenedora. O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) cedeu 34,58 alqueires, totalizando assim quase 45 alqueires de área.
Segundo o secretário, o Jardim Botânico foi concebido para se tornar um centro de referência em educação ambiental, lazer e pesquisa. O local foi escolhido por ser de fácil acesso à população e pelas características da vegetação. ?É uma das poucas regiões da cidade que ainda possui essências nativas?, afirmou Cheida.