As negociações bilaterais entre a Coréia do Norte e o Japão foram abruptamente suspensas hoje, informou a embaixada norte-coreana em Hanói, sem fornecer explicações sobre o motivo do cancelamento. Representantes dos dois países haviam se reunido de manhã, mas os norte-coreanos recusaram-se a voltar para as gestões previstas para a tarde.
O motivo teria sido a exigência nipônica de que Pyongyang resolva a questão dos cidadãos japoneses seqüestrados antes de seguir adiante com as negociações para normalizar as relações entre os dois países, disseram fontes diplomáticas do Japão.
Horas depois do início das negociações, um diplomata norte-coreano em Hanói disse sob condição de anonimato que a reunião estava encerrada e não haveria mais negociações na capital vietnamita. Ele não entrou em detalhes.
A normalização das relações diplomáticas entre os dois países é um ponto-chave do acordo multilateral por meio do qual a Coréia do Norte suspenderia seu programa nuclear em troca de ajuda energética. Além do seqüestro de cidadãos japoneses, os diplomatas deveriam discutir reparações por causa das agressões japoneses durante a ocupação da Península Coreana, na primeira metade do século passado. A previsão era que as negociações durassem dois dias.