O procurador da República no Distrito Federal Gustavo Pessanha Velloso informou que, nas investigações sobre a chamada máfia dos vampiros, que atuava no Ministério da Saúde na compra superfaturada de hemoderivados e insulina, foram encontrados indícios de envolvimento do deputado José Janene (PP-PR), considerado também um dos articuladores do esquema do mensalão na Câmara.

continua após a publicidade

Pessanha disse que os dados apurados serão enviados ao Supremo Tribunal Federal (STF), porque Janene tem foro privilegiado como parlamentar. Segundo o procurador, o esquema da máfia dos vampiros é "algo muito parecido" com o do mensalão, em que o PT utilizava dinheiro irregular fornecido pelo empresário Marcos Valério Fernandes para pagar propinas a parlamentares.

O procurador pediu hoje a inclusão de mais 13 pessoas na ação penal que o Ministério Público move contra integrantes máfia dos vampiros. Entre os novos nomes estão os do candidato a governador de Pernambuco, Humberto Costa (PT), que foi ministro da Saúde no governo Lula, e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares um dos principais envolvidos no esquema do mensalão. Até agora, 33 pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal por envolvimento com o caso.

continua após a publicidade