O brasileiro Jadel Gregório entrou para a história do esporte neste domingo (20). Ele obteve a marca de 17,90 metros no salto triplo em distância, no GP Brasil de atletismo, e superou o recorde sul-americano de João Carlos de Oliveira (o João do Pulo), que havia atingido a distância de 17,89 m – estabelecido há 32 anos, no Pan do México.

continua após a publicidade

A marca de Jadel é também a melhor do mundo estabelecida neste ano. O recorde mundial é do britânico Jonathan Edwards, já aposentado, com 18, 29 metros. Curiosamente, o brasileiro treina na Inglaterra com Peter Stanley, ex-técnico de Edwards.

"A gente trabalhou bastante e contou com esse apoio fantástico da torcida do Brasil", disse. "Estou sem palavras para dizer como estou por superar João do Pulo. Mas, espero repetir essa marca no Pan do Rio.

A competição, que é disputada em Belém (PA), serve de preparação para os atletas para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, que começam em julho. A equipe brasileira será formada após o Troféu Brasil de Atletismo, que será disputado em junho.

continua após a publicidade