Um jacaré-açu, considerado o maior predador dos rios da Amazônia, devorou a cabeça e o braço esquerdo de um pescador no interior do Acre. Segundo soldados do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, no extremo norte do Estado, Fredson Oliveira Andrade, de 28 anos, desapareceu no sábado à tarde depois de mergulhar de uma embarcação que navegava pelo rio Moa no município de Mâncio Lima, a 34 quilômetros de Cruzeiro do Sul.
Os bombeiros passaram dois dias procurando pelo pescador que só foi encontrado na terça-feira, numa margem do rio, quando seu corpo era devorado pelo jacaré. "Não sabemos se ele foi morto pelo jacaré ou o animal só resgatou o corpo para se alimentar", disse o sargento Eliomar da Silva Januário, do 1º Grupamento de Bombeiros de Cruzeiro do Sul.
O jacaré-açu (Melanosuchus niger) pode medir até seis metros de comprimento e já esteve na lista de animais ameaçados de extinção, principalmente pelo valor de sua pele negra.
