A Editora Revista dos Tribunais firmou parceria editorial e comercial com a Coimbra Editora, com o objetivo de publicação recíproca de obras de interesse no Brasil e em Portugal.
No início do mês de abril, a Editora Revista dos Tribunais e a Coimbra Editora publicaram simultaneamente uma das obras mais festejadas da literatura jurídica portuguesa, em sua versão original: Constituição da República Portuguesa Anotada v. 1, de autoria de J. J. Gomes Canotilho, professor catedrático de Direito Constitucional e Ciência Política na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e Vital Moreira, professor associado de Direito Administrativo e Direito Público da Economia na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Ao tornar mais acessível essa obra fundamental, são alcançados outros objetivos, de tão ou maior importância, como o estreitamento das relações entre as duas nações e a promoção do desenvolvimento e da pesquisa no campo do direito comparado.
A obra, na transcrição das palavras de seus próprios autores, é um comentário jurídico-constitucional, cujas anotações são tentativas de compreensão interconstitucional no contexto da supranacionalização e da internacionalização do Direito, com destaque para a rede jurídico-normativa da União Européia.
Grandes constitucionalistas de ambas as nações apontam as íntimas relações entre o constitucionalismo português e o brasileiro, tanto por razões de ordem cultural quanto por razões de ordem política.
Entre os dias 11 e 15 de junho, J. J. Gomes Canotilho e Vital Moreira estarão em visita a Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo para o lançamento de sua obra.
Informações, com Líbia Flamini, assessora de imprensa da Editora Revista dos Tribunais, 11 3613-8497 ou pelo e-mail imprensa@rt.com.br.