Itu, 12 (AE) – O Ituano venceu o Brasiliense na noite desta terça-feira, por 2 a 1, em Itu, e assumiu a liderança isolada do Grupo A da Série B do Campeonato Brasileiro com sete pontos ganhos em tr6es rodadas. Com a derrota, o Brasiliense caiu para terceiro no grupo. A equipe soma 4 pontos – mesmo número do Santa Cruz, que bateu o Fortaleza por 3 a 1 – mas perde no saldo de gols (4 a 3). Ituano e Brasiliense voltam a se enfrentar neste sábado, as 16 horas, só que desta vez em Brasília. Os dois continuam na briga direta pelas duas vagas no quadrangular final.

A partida começou equilibrada. O Brasiliense ameaçou com Tiano, que aos 11 minutos, cobrou falta e obrigou o goleiro André Luis a se esticar para mandar a bola para escanteio. Aos 24 minutos porém, novamente em bola parada, Ricardo Lopes acertou a trave esquerda do goleiro França e cinco minutos mais tarde, o mesmo poste salvou o Brasiliense após chute de fora da área de Rômulo.

Aos 44 minutos, Pituca chutou Rômulo após lance pelo alto e acabou expulso, deixando o Brasiliense com um a menos. Mas o Ituano nem pôde aproveitar a vantagem numérica num fato curioso. Antes da partida recomeçar, o árbitro Alício Pena Junior expulsou o lateral Ricardo Lopes, do Ituano, por reclamação, juntamente com o técnico do Brasiliense, Edinho Nazaré.

No segundo tempo, o Brasiliense chegou com perigo. Iranildo cruzou para da entrada da área e André Luis deu um soco na bola. No rebote, Tiano cabeceou por cima do goleiro, mas a bola acertou o travessão.

O Brasiliense crescia em campo quando aos 18 minutos, Rômulo recebeu cruzamento, passou por Gerson e de bico, abriu o placar. A torcida ainda comemorava quando após cobrança de falta de Iranildo, o meia Juliano, na barreira, colocou a mão na bola e o árbitro marcou pênalti. Iranildo bateu com categoria e empatou, aos 20 minutos.

O empate era bom resultado para o Brasiliense, que tratou de recuar. O Ituano não conseguia passar pela boa marcação adversária, mas aos 39, desempatou em um chute com efeito de fora da área de Juliano, que acertou o ângulo esquerdo de França.

Ficha Técnica: Ituano 2 x 1 Brasiliense. Gols: Rômulo aos 18 minutos do segundo tempo. Iranildo, pênalti, aos 21 do segundo tempo, Juliano aos 39 do segundo tempo.

Ituano – André Luis; Ricardo Lopes, Erivélton, André Leone e Lima; Pierre, Ricardo Araújo, Jackson (Jales) e Juliano (Diguinho); Fernando Gaúcho (Alexandre Sales) e Rômulo. Técnico: Leandro Campos.

Brasiliense – França; Jamur, Gérson, Jairo e Possato; Deda, Pituca, Jorginho e Iranildo (Creedence); Tiano (Leandro) e Val Baiano (Abimael). Técnico: Edinho Nazaré.

Renda: R$ 19.470,00

Público: 2.239 pagantes

Cartão amarelo: Ricardo Lopes, Lima, França, Jorginho, Jairo e Juliano.

Cartão vermelho: Pituca e Ricardo Lopes.

Árbitro: Alício Pena Junior (FIFA-MG)

Local: Estádio Novelli Junior, em Itu (SP).

continua após a publicidade

continua após a publicidade