O Itamaraty está se preparando para agir na eventualidade de uma paralisação das atividades da companhia pegar desprevenidos viajantes brasileiros no exterior. A assessoria do Ministério das Relações Exteriores informou hoje (7) que o ministro Celso Amorim tratou do assunto nesta semana com o presidente da recém-criada Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi.

continua após a publicidade

As conversas entre os diplomatas do Itamaraty e a Anac já estavam marcadas previamente porque o Brasil terá até junho uma agenda de renovação de acordos com países para definição de rotas aéreas mútuas. Com as notícias de agravamento da crise da companhia aérea brasileira ao longo desta semana e as insinuações de que a empresa poderia "parar em algumas horas", o papel do Itamaraty de prestar assistência a brasileiros em viagens internacionais não pôde deixar de ser mencionado.

Tanto o Itamaraty quanto a Anac, no entanto, afirmam que ainda é cedo para se antecipar qualquer detalhe de um plano, mas garantem que o governo não deixará desamparados os usuários de transporte aéreo em uma situação extrema de quebra da Varig.

continua após a publicidade