O ex-presidente Itamar Franco (sem partido) deixou nesta sexta-feira (301) o Hospital 9 de Julho, em Juiz de Fora (MG), após se submeter a uma bateria de exames. Itamar, de 76 anos, se internou na noite de quarta-feira e, entre outras avaliações médicas, teria se submetido a uma colonoscopia. O exame serve para diagnosticar ou tratar um eventual problema no intestino grosso, através de uma mini-câmera acoplada a um tubo flexível com cerca de um metro de comprimento e um centímetro de diâmetro.
A assessora do ex-presidente, Neuza Mitterhoff, disse que ele passou por um "check-up anual de rotina". "Ele está ótimo, excelente", assegurou. Mas a internação de Itamar foi cercada de mistério. Funcionários do hospital, que possui um instituto oncológico, disseram que não havia registro da passagem do ex-presidente por lá. "O check-up engloba tudo", disse a assessora de Itamar. O ex-presidente foi acompanhado por seus médicos particulares.
Segundo Neuza, Itamar retornou para seu apartamento em Juiz de Fora e hoje mesmo retomaria suas atividades. Outro assessor próximo a Itamar afirmou que ele não apresenta problemas de saúde.