Italiano é detido em aeroporto de Manaus acusado de biopirataria

O italiano Tino Nicola foi detido nesta terça-feira no aeroporto internacional de Manaus após ser flagrado pelo equipamento de raio-X com 28 tipos de sementes de espécies vegetais da Amazônia, entre elas, a palmeira açaí e a castanha do Pará, na bagagem. É o primeiro caso de biopirataria do ano.

Segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), por não ter autorização para transportar as sementes, conforme a lei de crimes ambientais, Nicola foi multado em R$ 19 mil.

Em seu depoimento, o italiano disse que as sementes seriam plantadas no quintal de sua casa na Alemanha. “Não tenho intenção de comercializar nada.” Ele foi liberado após o depoimento na PF.

Nesta quarta-feira Tino Nicola será ouvido em audiência na Justiça Federal de Manaus, que decidirá se o italiano permanece no país até o pagamento da multa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo