Itália pretende manter convênios com Paraná

O cônsul da Itália no Paraná, Ricardo Battisti, reafirmou nesta terça-feira (28), durante visita ao governador em exercício Orlando Pessuti, o interesse em dar continuidade aos diversos convênios firmados entre seu país e o Estado. Nos próximos dias, todos os protocolos firmados na visita que Pessuti fez à Itália, em novembro de 2004, serão reavaliados em reunião conjunta da missão que visitou aquele país com Battisti.

O objetivo é realizar encontros técnicos, para que Battisti, que se encontra há apenas um ano no Paraná, conheça todos os acordos de cooperação técnica e econômica firmados e como estão sendo desenvolvidos. Cópias desses documentos foram entregues por Pessuti ao cônsul.

Pessuti liderou a missão à Itália, em 2004, com a participação de técnicos da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Mineropar, Tecpar, deputados e empresários. Entre os acordos firmados, destacam-se o de desenvolvimento de tecnologias em agroalimentos, que envolve a Universidade de Parma, e o protocolo de cooperação científica com o Instituto di Scienza e Tecnologia dei Materiali Ceramici (ISTEC), para desenvolveer projetos científicos, tecnológicos e experimentais, atividades de formação e capacitação de técnicos e empresários do setor cerâmico do Estado.

Também participaram da reunião entre o cônsul com o governador em exercício o suplente de senador como representante do Brasil no Parlamento Italiano, Walter Petruzzielo, a presidente do Centro de Cultura Italiana, Conceição Barindelli, o presidente dos comitês que representam os italianos no exterior, Gianluca Cantoni, o diretor administrativo do Tecpar, Júlio Salomão, o técnico do Mineropar Luciano Cordeiro de Loyola, e o diretor técnico de Classificação da Claspar, Eduardo Felipe Guidi.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo