Itaipu sedia amanhã reunião sobre agricultura do Mercosul

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e representantes de movimentos sociais rurais do Brasil participarão amanhã e sexta-feira da 1ª Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (Reaf) do Mercosul, na sede da usina Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR).

A criação de políticas públicas comuns para o setor, a promoção do comércio dos produtos na região, a participação conjunta em negociações no mercado externo e a cooperação com organismos internacionais estão entre os temas em discussão. Deverão ser apresentadas, ainda, resoluções que serão levadas ao Grupo Mercado Comum e, se aprovadas, encaminhadas ao conselho de ministros.

A iniciativa de criação da Reaf foi sugerida pelo Brasil durante o 53ª Seminário Internacional para o Desenvolvimento e Fortalecimento da Agricultura Familiar, realizado em março em Assunção (Paraguai).

A agricultura familiar é responsável por quatro em cada dez alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. O Brasil responde até o final do ano pela presidência temporária do Mercosul e caberá ao secretário-executivo do Ministério, Guilherme Cassel, coordenar a reunião de amanhã.

Além da criação de um plano de trabalho para 2005, a reunião tem por missão fazer uma pesquisa ampla sobre as características da agricultura familiar nos países do bloco. Segundo Celso Mendes de Carvalho, assessor internacional do Ministério, ?esse estudo não existe e nós temos uma idéia de que o Brasil está em uma posição mais avançada, já que é o único que conta com um ministério com projetos específicos para o setor?.

Os resultados da reunião em Foz do Iguaçu serão apresentados no dia 13 de novembro na 2ª Reaf do Mercosul, em Brasília. Também participarão representantes dos ministérios das Relações Exteriores, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Meio Ambiente, da Agricultura Pecuária e Abastecimento, e de Minas e Energia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo