A abertura de Itaipu à visitação turística na Sexta-Feira Santa e no Domingo de Páscoa – pela primeira vez em sua história – agradou aos turistas. Nada menos que 14.501 visitantes de 48 países, inclusive do Brasil, estiveram na usina durante o feriadão, de quinta-feira (dia 17) até segunda-feira (21), Dia de Tiradentes, apenas pelo lado brasileiro de Itaipu.

A média diária (três mil) equivale a mais que o dobro de visitantes em períodos normais. Foi grande também o público que assistiu à Iluminação Monumental, apresentada em sessões de quinta-feira a domingo: no total, foram cerca de 4.500 pessoas.

Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, que determinou a abertura da usina no feriadão para contribuir com o turismo de Foz e região, o resultado mostra que a medida foi acertada. “Certamente, sem a possibilidade de conhecer a maior hidrelétrica do mundo, muitos turistas antecipariam sua volta”, disse Samek. E completou: “Itaipu cumpre, assim, sua parte de fazer com que os visitantes permaneçam por mais tempo em Foz do Iguaçu e contribuam para o crescimento da arrecadação do turismo e ao aumento de empregos no setor”.

continua após a publicidade

continua após a publicidade