Com apoio da Itaipu Binacional, será lançada amanhã, em Foz do Iguaçu, a Campanha de Combate ao Abuso e ao Comércio Sexual de Crianças e Adolescentes na Fronteira.
Participam do lançamento Jorge Samek, diretor-geral brasileiro da binacional, Gleisi Hoffmann, diretora financeira executiva da empresa, Ramón Romero Roa, diretor executivo de Coordenação da Itaipu paraguaia, Isa Ferreira, coordenadora do Programa de Prevenção e Eliminação da Exploração Sexual na Fronteira Brasil-Paraguai-Argentina (Ipec/OIT), e representantes de quarenta entidades e instituições de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.
Na solenidade, marcada para as 9h, no Centro de Recepção de Visitantes (CRV), de Itaipu, estarão presentes a senadora Patrícia Gomes (PPS-CE) e a deputada Maria do Rosário (PT-RS), presidente e relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista do Congresso Nacional, que investiga as redes de exploração sexual de crianças e adolescentes no País.
Logo depois do lançamento, parlamentares do Brasil, Paraguai e Argentina se reúnem para discutir ações conjuntas para erradicar o problema na região da Tríplice Fronteira, considerada uma das principais rotas do comércio sexual de crianças e jovens do país.
À tarde, a comissão fará uma audiência pública na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu. Segundo estimativas da OIT, cerca de 3.500 crianças e adolescentes são vítimas de exploração sexual na região. Itaipu faz parte, desde 18 de maio, da Rede de Combate à Exploração Sexual Comercial Infanto-Juvenil na Fronteira.
Durante o lançamento da campanha serão assinados convênios entre a Itaipu Binacional, o Instituto de Tecnologia e Automação e Informática (Itai), o Senac e o Senai para capacitar as adolescentes que serão retiradas das ruas, juntamente com suas famílias. Itaipu e o IPEC/OIT também assinarão convênio para a realização de oficinas de sensibilização sobre o tema, destinadas a agentes de saúde, profissionais de turismo (agentes de viagens, guias de turismo, taxistas e motoboys) e outros agentes sociais.
Proprietários de hotéis assinarão o Termo de Adesão à Rede de Combate à Exploração Sexual Comercial Infanto-Juvenil na Fronteira. Na ocasião, a Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida entregará aos parlamentares da CPI uma proposta de emenda ao Orçamento da União para a manutenção das atividades do Programa de Atenção Integral a Crianças e Adolescentes em Situação de Exploração Sexual Comercial em Foz do Iguaçu. A entidade tem o apoio da OIT.
Este é o primeiro programa dessa natureza, em que o atendimento é executado em rede, tendo três centros de referência: Centro de Referência I -Programa Federal Sentinela 24h (coordenadora Neuza Golin, 45-523-9687), Centro de Referência II – Poliambulatório da SCNSA (coordenadora Irmã Anita, 45-529-7497), e Centro de Referência III – Redescobrir (45-572-7138).