O subsecretário de Estado americano David Welch transmitiu nesta quarta-feira (09) ao primeiro-ministro do Líbano, Fuad Saniora, uma mensagem de Israel informando que Tel-Aviv não retirará suas tropas do sul libanês até que uma força internacional de manutenção de paz seja enviada à região, disse um representante do governo local.
O Líbano e seus aliados árabes pressionam para que uma proposta de resolução franco-americana no Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) inclua a imediata retirada israelense do território libanês assim que houver um cessar-fogo. O Líbano ofereceu-se para enviar 15.000 soldados ao sul do país para preservar o cessar-fogo.
"Israel continua rejeitando a retirada e recusa-se a negociar as Granjas de Chebaa", disse a fonte libanesa. "Israel insiste em esperar até que uma força internacional de contenção seja estabelecida", prosseguiu o funcionário libanês sob condição de anonimato.
As Granjas de Chebaa são ocupadas por Israel há décadas, mas reivindicadas pelo Líbano. De acordo com cartógrafos da ONU, porém, o território pertence à Síria, que no passado afirmou abrir mão do local em favor do Líbano.